sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O Bom Pastor


Na Bíblia Sagrada existe uma lição formidável na relação entre o pastor e suas ovelhas.
É tão espiritual e profundo, que o Senhor Jesus chamou a Si mesmo de Bom Pastor e, a nós, de ovelhas do seu rebanho. A história abaixo é um exemplo disso.
Era uma vez um visitante que percorreu a Síria e encontrou três pastores de ovelhas que davam água a seus rebanhos junto a um poço.
As ovelhas estavam todas misturadas e um estranho poderia pensar que se tratava de um único rebanho. Daqui a pouco, um dos pastores se levantou e chamou: “Mene-Ah! Mene-Ah!”, que, em árabe, significa “vem comigo”.
Imediatamente, umas trinta ovelhas se separaram do grupo e seguiram o seu pastor morro acima. Também, o segundo pastor afastou-se um pouco e exclamou o seu “Mene-Ah!”, e seguiu com o seu rebanho. Admirado, o viajante perguntou ao pastor que ainda tinha ficado:
– Suas ovelhas me seguiriam se eu as chamasse?
– Por que você não experimenta? Indagou ele.
– E se eu usasse a sua capa e o seu cajado? Não acha que elas pensariam que eu sou você?
Sem nada dizer, o pastor ofereceu ao homem sua capa e seu cajado, e ficou observando com um sorriso nos lábios como o estranho chamava seu “Mene-Ah! Mene-Ah!”. As ovelhas não lhe deram qualquer atenção. O pastor, então, explicou:
– Elas não seguiriam a nenhum outro. Só a ovelha doente segue a um estranho.
Essa lição de vida é profunda e fala muito à nossa alma. Que relação de amor existe entre o pastor e suas ovelhas? Foi por isso que Jesus nos ensinou, dizendo:
“Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte,esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre,as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos... Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10.1-5; 14,15).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A VERDADE E A PARÁBOLA


(Conto Judaico)

Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupa e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.
E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.
Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.
Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.
— Verdade, por que você está tão abatida? — perguntou a Parábola.
— Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto!— respondeu a amargurada Verdade.
— Que disparate! — Sorriu a Parábola. — Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.
Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.
Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada.

Como saber a vontade de Deus


A. A vontade de Deus para todos os cristãos consiste nos seguintes:
1. Confiar em Jesus Cristo.
Perguntaram a Jesus; "Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?" Jesus lhes respondeu: "A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou." (S. João 6.28,29)
"Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (S. João 6.40)
2. Querer ser mais santos, ou seja, viver com mais amor, com mais justiça, e sermos mais agradáveis a Deus.
 "Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da imoralidade." (1 Tessalonicenses 4.3)
" Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. "(2 Timóteo 2.22)
3. Sermos gratos a Deus.
"Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."  (1 Tessalonicenses 5.18)
4. Fugir da idolatria.
 "Portanto, meus amados, fugi da idolatria. (1 Coríntios 10.14)
5. Pensar nas coisas boas.
 "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4.8)
6. Resistir o diabo.
 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4.7)
7. Amar o nosso próximo.
".. quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão. (1 João 3.10)
"...não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade. " (l Joao 3.18)
8. Não fazer algo que prejudica fisicamente, espiritualmente e mentalmente.
"Todas as coisas me são licitas mas nem todas me convêm".
(1 Coríntios 6.12).
9. Não fazer algo que me vai dominar.
"Todas as coisas me são licitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma"
(1 Coríntios 6.12)

10. Não fazer algo que vai ferir os outros.

"Pelo que, se o manjar escandalizar o meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão se não escandalize." (1 Coríntios 8.13)
4. Fazer tudo para a gloria de Deus?
"Porquanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para gloria de Deus." (1 Coríntios 10.31)

B. Para saber a vontade de Deus para decisões mais específicas, por exemplo, com quem casar, ou sobre a vida profissional, deveria considerar os seguintes:
1. Se existir uma falta da paz dentro de si, não vá em frente.
2. Fale com outros crentes mais maduros, e preste atenção aos seus conselhos.
3. Pergunte a si próprio - "Será que quero fazer a vontade de Deus com todo o meu coração?"  Se a sua resposta for "sim", é muito provável que saiba logo qual é a vontade de Deus.
4. Pergunte a si próprio - "Será que esta coisa me vai ajudar na minha vida espiritual?"
5. Quando uma porta abrir, não suponha automaticamente que Deus esteja a abrir a porta.  Às vezes o diabo tenta-nos com coisas atraentes que não são de acordo com a vontade de Deus para nós. Peça a sabedoria de Deus e pela Sua confirmação se aquela oportunidade à sua frente for a Sua vontade.
6. Não tome uma decisão rápida.  Espere em Deus porque muitas vezes com o passar do tempo nossos pensamentos e desejos mudam.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A INCAPACIDADE DA VONTADE HUMANA




mulher.jpg

A INCAPACIDADE DA VONTADE HUMANA


Está na esfera da vontade humana a capacidade de aceitar ou rejeitar o Senhor Jesus como Salvador? Visto que o evangelho é anunciado ao pecador e que o Espírito Santo o convence de sua condição de perdido, está no poder de sua própria vontade resistir ou render-se a Deus? As respostas destas perguntas definem nossa opinião a respeito da depravação do homem.

Todos os crentes concordam com o fato de que o homem é uma criatura caída. Mas, freqüentemente, é muito difícil determinar o que eles querem dizer ao utilizarem o vocábulo “caído”. A impressão geral parece ser esta: o homem não está mais na mesma condição em que saiu das mãos do Criador; ele está sujeito a enfermidades e herdou tendências perversas; mas, se empregar ao máximo as suas habilidades, o homem será, de alguma maneira, capaz de desfrutar o máximo da felicidade.

Oh! quão distante isso está da terrível verdade! Enfermidades, doenças e a morte física são apenas ninharias em comparação com os resultados morais e espirituais da Queda! Somente quando examinamos as Escrituras Sagradas, podemos obter alguma idéia correta a respeito da extensão dessa terrível calamidade. Quando dizemos que o homem é totalmente depravado, estamos afirmando que a entrada do pecado na constituição humana afetou todas as partes e todas as faculdades do homem. A depravação total significa que o homem, em seu corpo, alma e espírito, é escravo do pecado e servo de Satanás — está andando de acordo com “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Ef 2.2).

Não precisamos argumentar em favor desta verdade; é um fato comum da experiência dos homens. O homem é incapaz de atingir suas próprias aspirações e concretizar seus próprios ideais. Ele não pode fazer as coisas que gostaria de fazer. Existe uma incapacidade moral que o paralisa. Esta é uma prova de que ele não é um ser livre e que, ao contrário disso, é um escravo do pecado e de Satanás. “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos” (Jo 8.44).

O pecado é muito mais do que uma atitude ou uma série de atitudes; é a constituição do próprio homem. O pecado cega o entendimento, corrompe o coração e separa o homem de Deus. E a vontade do homem não escapou dos efeitos do pecado. A vontade está sob o domínio do pecado e de Satanás. Portanto, a vontade não é livre. Em resumo, as afeições amam e a vontade escolhe de acordo com o estado do coração; e, visto que este é enganoso e desesperadamente corrupto, mais do que todas as coisas, “não há quem entenda, não há quem busque a Deus” (Rm 3.11).

--
A.C.Santos

Escravo da Graça
"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Quem são os FARISEUS de hoje em dia ?

Ainda existem fariseus? Sim. Mas os fariseus de hoje não são os pertencentes à seita que existia nos dias em que o Senhor Jesus andou na terra. Os fariseus da atualidade são os que propalam o falacioso evangelho (falsas boas novas) farisaico, verdadeiramente legalista, o qual prioriza questiúnculas, em detrimento das questões relevantes.
Quem são os fariseus do século XXI?
Os fariseus do século XXI costumam ser como os que viveram no tempo em que Jesus andou na terra: donos da razão e inflexíveis (Mt 23.32-39). Paulo, que foi um fariseu (At 23.6; Fp 3.5), deu ouvidos à voz de Jesus e humilhou-se diante dEle: ‘Senhor, que queres que faça?’ (At 9.6). Ele disse isso depois de ouvir a repreensão do Senhor, a caminho de Damasco (vv. 1-5).
Até ouvir a voz de Jesus, Paulo, também chamado Saulo (At 13.9), era truculento, inflexível e pensava que estava fazendo a vontade de Deus! Se você tem seguido ao evangelho farisaico, faça como o imitador de Cristo: ouça a voz do Mestre, o qual, aliás, dirigiu uma mensagem a todos os fariseus, em Mateus 23. Neste capítulo, o Senhor enumera as características do farisaísmo de ontem e de hoje:
Os fariseus dizem uma coisa e praticam outra (v. 3)
É como se afirmassem: ‘Façam o que eu mando, mas não façam o que eu faço’. Aprendamos com Jesus, que fazia e ensinava (At 1.1). E, por isso, pôde dizer: ‘Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também’ (Jo 13.15). Leia Romanos 2.21-23.
Os fariseus põem fardos pesados sobre as pessoas (v. 4)
Eles mesmos, como disse Jesus, ‘nem com o dedo’ movem tais fardos, mas vivem exigindo que o povo siga ordenanças originadas em suas cabeças.
Os fariseus são vaidosos, soberbos (vv. 5-12)
Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens; amam os lugares de destaque e os títulos. Quantos hoje não agem assim? Fazem questão de exibir os seus nomes com siglas após a vírgula: ‘Fulano de Tal, PhD, DD, ThD’. Tais ‘doutores’ se esquecem de que o mais importante é ser um servo do Senhor Jesus Cristo! Uma sigla que eu gostaria de usar depois da vírgula é ShD — Servo humilde de Deus! [Mas isso também seria vaidade, pois quem é humilde não precisa dizer que é.]
Os fariseus contribuem para a perdição de muitos (vv. 13-15)
A Palavra de Deus diz que devemos salvar a nós e aos que nos ouvem, tendo cuidado de nós mesmos e da doutrina (1 Tm 4.16). Mas os fariseus, além de não entrarem no Reino de Deus, impedem que os seus seguidores entrem, torcendo o verdadeiro evangelho de Cristo. Tornam os seus prosélitos ‘filhos do inferno duas vezes’. Daí Jesus ter afirmado: ‘… ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova’ (Mt 15.14).
 
Os fariseus são condutores cegos, insensatos e hipócritas (vv. 16-22)
Eles inventam ordenanças, exigindo dos fiéis uma santidade exagerada, extrabíblica, extremada, excêntrica, excessiva, ex… Que Deus tenha misericórdia deles e de seus seguidores; que a graça os alcance em tempo oportuno!
‘Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas’ (Ap 3.6). E quem tem olhos leia o que Jesus disse em Mateus 23!
Para saber mais sobre os fariseus do século XXI e seu evangelho farisaico, leia o livroEvangelhos que Paulo Jamais Pregaria (CPAD), que apresenta outros sete evangelhos (ou falsas boas novas) que Paulo jamais pregaria: empirista,antropocêntricoda prosperidadeecumênicoteologicocêntrico (e não biblicocêntrico),filosófico e do entretenimento.
Ciro Sanches Zibordi

COMO VEM A FE PARTE 2


Agora, A FÉ É A SUBSTANCIA das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. — Hebreus11.1 (KJV). Deus nos diz exatamente o que é a fé bíblica. Em Hb 11.1 lemos que a fé é a evidência das coisas que se não vêem e que a fé é a substância das coisas que se esperam. Em outras palavra, a fé é a
substância. Na versão de Moffat, lemos em Hb 11.1 que "agora a fé significa que temos confiança no que esperamos, e convicção naquilo que não vemos". Em outra versão lemos:"A fé é o dar substância às coisas que se esperam". A Fé Humana X A Fé Bíblica.  Contudo, devemos entender que há várias espécies de fé. Por exemplo, todos têm a fé humana natural, quer sejam salvos ou não. Mas em Hebreus 11.1 Deus fala a respeito da fé bíblica. A fé bíblica consiste em se crer com o coração. Existe uma grande diferença entre se crer com o coração e concordar com as informações oriundas de nossos sentidos físicos. A fé bíblica consiste em agarrar as promessas da irrealidade da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade. E a fé bíblica cresce pela Palavra de Deus. Em outra versão de Hebreus 11.1 lemos que "a fé é a certeza
absoluta de que aquilo que você esperou com paciência finalmente é seu". Por exemplo, você espera que suas finanças sejam supridas para que suas dívidas sejam pagas. A fé lhe dá a certeza de que você tem o
dinheiro que necessita pois a fé é a evidência das coisas que se não vêem (Hb 11.1 KJV).
Você espera por forças físicas para realizar suas tarefas. Mas a fé diz: ... O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? (Salmo 27.1). A fé diz a respeito de qualquer assunto exatamente aquilo que a
Palavra de Deus diz, pois a fé em Deus é a fé em sua Palavra. Seria algo maravilhoso se as pessoas aprendessem estas verdades e agissem à altura delas. Então teriam em suas vidas todo o poder e bênçãos que Deus coloca à disposição delas.
A Fé Mental x A Fé do Coração: Muitos sabem o que a Palavra de Deus diz e concordam mentalmente que ela é verdade. Mas somente concordam em suas mentes. Devemos entender que não é esta espécie de assentimento mental que produz a realização da tarefa. É a fé do coração que recebe
de Deus. É por isso que a Bíblia diz: Porque com o coração se crê... (Rm10.10).
Jesus falou a respeito do crer com o coração em Mc 11.23.
MARCOS 11.23 - 23... alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu CORAÇÃO, mas crer [em seu coração] que se fará o que diz, assim será com ele.
Observe que a Bíblia nunca disse uma única palavra a respeito do crer com a mente. Você pode até mesmo duvidar em sua mente e ainda ter fé no seu coração, pois é o crer com o coração que o fará
receber de Deus. As pessoas perguntam: "Como posso saber se estou crendo com
o coração ou se estou apenas tendo um assentimento mental?". Você pode saber pelo seguinte: O assentimento ou concordância mental diz: "Sei que a Palavra de Deus ó verdadeira. Sei que Deus
promete me curar e responder minha oração [ou qualquer necessidade], mas por algum motivo não tenho a resposta. Não consigo entender por que não tenho a resposta para minha oração."
As pessoas que falam assim têm somente um assentimento mental, e não a fé bíblica verdadeira ou a fé do coração. A fé —a verdadeira fé na Palavra de Deus diz: "Se a Palavra de Deus diz que é
assim, então é assim. A promessa é minha, eu a tenho agora!" A fé diz: "Tenho a promessa, mesmo que não possa vê-la". Veja que Hb 11.1 (KJV) diz: A fé... é a evidência das coisas que se
não vêem. Alguém diria: "Mas não vejo a resposta da minha oração. Ainda não se concretizou".
Mas se já tivéssemos a concretização, não seria necessário crer,já teríamos a resposta. Para que possamos ter, precisamos primeiro crer sem ver, firmando-nos na fé e na integridade da Palavra de Deus.
Muitas pessoas querem ter primeiro, e depois crer. Isto acontece porque do ponto de vista natural só recebi algo que já tenho. Contudo, do ponto de vista bíblico, sabemos que temos recebido uma promessa
porque a Palavra de Deus diz que ela é nossa.Quando cremos na Palavra de Deus a despeito de qualquer
manifestação na dimensão natural, então aquilo que cremos se materializa, se concretiza.
Em Marcos 11.24 (KJV) lemos: ... quando você orar por qualquer coisa que desejar, creia que a recebeu, e a terá. Observe que o ter vem depois do crer. Muitas pessoas invertem esta ordem e querem ter
antes de crer que receberam. No entanto, Jesus está dizendo que temos que crer que recebemos a resposta da oração, antes de obtê-la. Na minha vida, nunca nenhuma cura se manifestou fisicamente antes que primeiro cresse que a recebera, mesmo quando os sintomas em meu corpo diziam: "Você não está curado!".
Eu simplesmente dizia à minha carne: "A Bíblia diz:... seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo o homem [Rm3.4], se você disser que não estou curado, está mentindo, pois a Palavra de Deus diz que estou!”
Quando agimos pela fé, à altura da Palavra de Deus, ao invés de agirmos à altura do que sentimos, temos cem por cento de resultados favoráveis. Se ao invés disso nos sentamos, com gemidos, suspiros,
queixumes e reclamações, esperando que algo aconteça, não teremos nenhum resultado.Creia no Que a Bíblia Diz — E Não no Que Os Seus Sentimentos Lhe Dizem:
Se quisermos esperar até que os sintomas desapareçam, até que a carne responda à fé, e até que tudo esteja bem, antes de começarmos a crer em Deus, então estamos fora da Palavra, e nunca
receberemos nada. O problema é que muitas pessoas são como Tomé, um dos doze discípulos de Jesus. Tomé disse: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algum acreditarei (Jo 20.25). Então, quando Jesus apareceu aos discípulos, e Tomé viu a Jesus, disse: ... Senhor meu e Deus meu! (João 20.28). Jesus elogiou a
Tomé pela sua falta de fé? Não, ele disse: Porque me viste, creste? Bem aventurados os que não viram, e creram (João 20.29). Em outras palavras, Tome não creu pela fé na ressurreição de
Jesus, como você e eu cremos hoje. Ele creu porque viu a Jesus com seus olhos físicos; ele confiou totalmente nos seus sentidos. Nós, porém, cremos na ressurreição de Jesus porque a Palavra de Deus diz
que ele foi levantado dentre os mortos. É aí que muitas pessoas falham na área da fé, até mesmo sem
perceber. Elas dizem: "Creio na cura divina, porque fulano foi curado".
Mas essa não é a fé bíblica!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Como vem a Fé parte 1



A Fé Vem Pelo Ouvir da Palavra
Deus nos disse que sem fé é impossível agradá-lo, mas Ele também nos disse como obter a fé. Se não temos fé, Deus não é o culpado. Culpar a Deus por nossa falta de fé, nada mais é do que pura ignorância.
 Se falta-nos fé, nós é que somos os responsáveis. Isto também é válido no que diz respeito à fé para a salvação. A fé para a salvação também vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra deDeus (Rm 10.17). Paulo disse em Ef 2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Sabemos que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus, mas como obteremos fé para sermos salvos? O capítulo 10 de Romanos nos diz como.  ROMANOS 10.8-10,13,14
O homem não foi curado pela fé de Paulo. O próprio homem tinha a fé para ser curado.
Mas observe o que teve que acontecer antes do homem ser curado:... (Paulo e Barnabé) ANUNCIARAM O EVANGELHO (Atos 14.7).    Assim, Paulo fez três coisas:

1. Pregou o evangelho ao homem.
2. Percebeu que o homem tinha fé para ser curado.
3. Mandou o homem levantar-se e andar.

O homem também fez três coisas:
1. Ouviu Paulo pregar o evangelho.
2. Ele teve fé para ser curado.
3. Levantou-se e andou.

O homem não foi curado por algum poder especial que Paulo possuía. O próprio homem tinha fé para ser curado. Ele a obteve daquilo que ouviu! Lembre-se que Atos 14:9 diz: Esse homem ouviu FALAR Paulo...
O que Paulo falou?  O versículo 7 diz: ...[Eles] ANUNCIAVAM O EVANGELHO. Se Paulo pregasse aquilo que nós chamamos de evangelho, como o homem conseguiria a fé para ser curado? O homem
obteve fé para ser curado porque Paulo pregou o que a Bíblia chama de Evangelho, o qual também inclui a cura.  8- Porém, que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, A PALAVRA DA FÉ QUE PREGAMOS.
9- Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor, e com teu
coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10- Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se
confessa a respeito da salvação...
13- Porque: todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.
14- Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? e COMO
CRERÃO NAQUELE DE QUEM NADA OUVIRAM? e como ouvirão, se não
há quem pregue?Os homens são salvos pelo ouvir da Palavra de Deus, porque as
Escrituras dizem:... a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm10.17). Você não pode crer e ter fé sem ouvir a Palavra. Em Atos 10 e 11 lemos a respeito de Cornélio, que, embora temente a Deus, ainda não tinha sido salvo. Se ele ainda não tinha ouvido o evangelho, então, como poderia ser salvo? Não, Cornélio não era salvo até que ouviu Pedro pregar. Um anjo do Senhor apareceu a Cornélio (Atos 10.3). O anjo que
falou com Comélio não poderia pregar o evangelho, pois os anjos não podem pregar o evangelho; Deus enviou os homens para pregar. Lembre-se que Jesus disse, ... Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho
a toda críatura (Marcos 16.15).
Mas o anjo podia dizer a Cornélio aonde ir para encontrar alguém que lhe pudesse pregar o evangelho (Atos 11.13). O anjo instruiu a Cornélio para chamar a Pedro: Agora envia mensageiros a Jope, e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, o curtidor, cuja residência está
situada à beira-mar (Atos 10.5,6). Atos 11.14 relata que o anjo disse que Pedro pregaria o evangelho para Cornélio: O qual te dirá PALAVRAS, mediante as quais serás salvo. Este versículo também nos mostra que os homens são salvos por ouvirem palavras — A Palavra de Deus: De modo que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10.17). Você não crê sem ouvir. Muitos estão tentando crer sem ouvir.
Como adquirimos a fé para a cura? Pelo mesma maneira — através do ouvir a Palavra de Deus a respeito da cura. O capítulo 14 de Atos conta-nos a estória do homem aleijado que recebeu sua cura
por causa daquilo que ouviu.
Atos 14.7,10
7... [Paulo e Barnabé] anunciavam o evangelho.
8 Em Listra costumava estar assentado certo homem aleijado,
paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar.
9 Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e
vendo que possuía fé para ser curado,
10 Disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés. Ele
saltou e andava.
O leitor ocasional da Palavra de Deus poderia dizer "Não é maravilhoso como Paulo curou aquele homem?" Você já ouviu alguém dizer assim e eu também. Mas Paulo não curou o homem. O homem
não foi curado porque Paulo era um apóstolo. Mas por causa da Palavra de Deus, que ouvira de Paulo.

"De modo que a fé vem do ouvir, e o ouvir da Palavra de Cristo." Rm, 10: 17.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

10 Motivos para frequentar a escola Dominical!

1º- Porque você tem necessidade do genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus, ensinado na escola Dominical.

2º- Porque você cresce e desenvolve-se através do estudo da Palavra de Deus.

3º- Porque você (seja, adulto, jovem, adolescente ou criança) adquire uma fé mais robusta e madura, e assim, estará pronto e mais apto para desempenhar as atividades da Obra de Deus.

4º- Porque você cumpre os objetivos da Igreja do Senhor, pois os objetivos da Escola Dominical são os mesmos da igreja.

5º- Porque você adquire qualidade bíblica e espiritual permanente, pois é a Escola Dominical que determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local, e não os outros departamentos como a união da mocidade e de mulheres, por mais excelentes que eles sejam.

6º- Porque você desenvolve a sua espiritualidade e o seu caráter cristão.

7º- Porque você aprende e realiza a evangelização na Escola Dominical e através dela; além disso, aprende a amar e cooperar com a obra missionária.

8º- Porque você tem oportunidade ilimitada para servir ao Senhor, pois a Escola Dominical é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.

9º- Porque você se reúne com a sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor;e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.

10º- Porque sua vida espiritual é avivada, pois a Escola Dominical é uma fonte de avivamento, porque onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.

" Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor."Salmos, 122: 1.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Os ensinos de Jesus


Os ensinamentos de Jesus foram fundamentados nas Escrituras do Velho Testamento. Mateus 4:10 “Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”
Os ensinos de Jesus Cristo revelam claramente que Ele era o Messias prometido. Seus ensinamentos eram inspirados por Deus por isso estão ainda hoje vivos em nossa memória.
Ele apresentava-se diante do povo, usava linguagem do povo. Ele usava as figuras conhecidas para ensinar as idéias corretas e desfazer as errôneas. O Centro dos ensinamentos de Jesus Cristo era a fé. A fé ensinada por Jesus, opera gloriosos resultados vemos:

             A Fé opera milagres – Mateus 9: 2.
             A Fé promove santificação – Atos 26: 18.
             A Fé revela as Qualidades – Romanos 1: 8.
             A Fé garante Salvação – Romanos 3: 26.

A fé é crer que Deus é fiel. Ela é a força que move a mão de Deus. A fé conduz o individuo em perfeita relação com Deus.

Jesus Cristo pregava o Evangelho do Reino, não um reino político ou material, mas um reino espiritual e futuro. Jesus enfatizava o aspecto escatológico. Nos seus ensinamentos Jesus Cristo enfatizava que sua morte e ressurreição era uma necessidade para salvação do ser humano. Por várias ocasiões Jesus Cristo ensinou esta Doutrina.
Lucas 19: 10; Marcos 10: 33; João 11: 25; João 12: 47;

Jesus ensinou que o homem na condição do homem, o seu destino é a perdição eterna. Mateus 16: 26.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Nascer de novo, Eduardo Cardozo.

 "Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." (João 3:3-7).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Referências bíblicas sobre a música e sua importância


                                             No Céu à perfeito louvor, perfeita adoração

                                              Deus disse a jó em jó 38:7

                                                                                                      Apo. 15.2

 A)    Primeira Citação Bíblica
A primeira citação da música na Bíblia surgiu com Jubal, filho de Lameque, que foi "o pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gn. 4:21). Segundo a tradição Judaica é considerado o “inventor da música”.


Davi institui a musica como parte do louvor dentro do templo

Davi institui cantores, instrumentos musicais e técnicas usadas ate hoje

1 cro 15.16 a 22

A Música no Novo Testamento
"A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações" (Colossenses 3:16).


A Bíblia comenta a referencia especial ao momento da Ceia com os apóstolos, quando Cristo incluiu música, consagrando-a ao serviço do culto cristão (Mt. 26:30).

Diabo

Isaias 14.11 diz que o diabo era musico e dia que era estrela da manhã, em jô 38/;7 descreve como as estrela da manhã alegremente cantavam .
Em isaias 14 descreve a queda de lucifer por causa do orgulho, ninguém se orgulha de ser um zé ninguem, mas orgulha-se devido a alta posição em que se encontra.... e isso me faz afirmar que lúcifer tinha um alto posto, a biblia diz que lúcifer era querubim ungido Ezequiel 28.13


Jesus

Apo. 22:16

Diz que ele é a brilhante estrela da manhã, ou seja em jô fala das estrelas da manhã que cantam, se jesus é a brilhante estrela da manhã... ora ele é o sentido do louvor, da musica, do canto que as estrelas da manhã fazem.

                              Estudo ministrado pelo Pr Dinho do Ministério JST(Juventude Sal da Terra)